Mercado de Kombucha

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No final do século passado, com 17 anos, G.T. Dave criou em Beverly Hills a primeira empresa comercial de kombucha. Sua mãe, apegada às filosofias de vida orientais, tinha descoberto o produto na Índia e o fabricava artesanalmente em casa para consumo próprio. Nessa época, recebeu um diagnóstico de câncer de mama, com um prognóstico pouco alentador. Sua recuperação, entretanto, foi rápida e completa. G.T. Dave associou essa cura à kombucha, que sua mãe bebia compulsivamente, e começou a fabricá-la para seus amigos. Vinte anos depois, a bebida é um produto de sucesso que fatura mais de 600 milhões de dólares (1,9 bilhão de reais) nos Estados Unidos, e sua empresa domina mais de metade do mercado.

Empreendedores catarinenses buscam inspiração em produtos no exterior

O planejamento é fundamental para o sucesso do negócio. O fato de o mercado já estar consolidado no exterior, no entanto, não garante o sucesso do negócio no Brasil. A avaliação é do professor Reinaldo Coelho, do curso de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). No mundo dos negócios não existe previsão, bola de cristal, mas existe probabilidade. Conhecer o mercado aumenta a chance de um negócio funcionar em qualquer nível de inovação. As possibilidade de dar certo também são maiores quando o empreendedor é bem preparado e sabe planejar – alerta o professor. O crescimento da demanda por bebidas saudáveis é um fator positivo.

De acordo com o levantamento da Euromonitor, divulgado em fevereiro, a venda de produtos como água e sucos naturais registraram alta em 2016, com crescimento de 2,51% e 5,1%, respectivamente, enquanto a categoria de refrigerantes segue em queda nos últimos anos, com retração de -5,3%.

Um desafio existente é a ampliação do mercado, uma vez que o kombucha é novidade para grande parte do público. Nesse sentido, contratar um serviço de marketing e continuar com as ações de degustação no comércio estão entre as principais estratégias. Investir em marketing é fundamental não só para negócios que precisam se consolidar no mercado. Marketing não é propaganda apenas, é posicionamento de mercado.



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